Transporte público em Belém do Pará

Após muito relutar resolvi escrever um post sobre o transporte público de Belém do Pará, na verdade sobre um dos serviços públicos prestados na cidade, pois já havia me ocorrido antes de postar sobre saneamento, fornecimento de energia elétrica, monópolio da telefonia, etc. A reluta deve-se primeiramente ao fato de eu não ser natural de Belém (sou curitibano), em segundo por eu realmente gostar da cidade após quase dois anos morando aqui e também pelo acolhimento que tive, em terceiro e não menos importante por minha esposa e filho serem belenenses. Eu particularmente não gosto que falem mal de Curitiba (lembrando que crítica é diferente de falar mal, embora muitos considerem a mesma coisa), sendo assim claro que me considero regionalista e penso que as pessoas aqui também o sejam. Esclarecendo então, não estarei falando mal de Belém mas sim criticando e inclusive dando minha opinião sobre possíveis soluções e melhorias para alguns aspectos.

Isto posto, ontem foi a gota d’água para o início deste post. Segue a situação:

- 17:30h da tarde, ônibus relativamente cheio, parado em um semáforo a uma quadra de distância de um dos pontos de de parada. Um dos passageiros que havia puxado a corda (sim, aqui ainda se usa a corda) começa a bater no teto do ônibus e grita “abre aqui motora, abri aqui parceiro”, o motorista não abre e o rapaz aumenta a intensidade da batida “pô, abre aí, o que custa!?”, o motorista novamente não abre e o que se segue é um festival de palavras de baixo calão que não vale a pena citar em detalhes, e o pior, os outros passageiros apoiando o outro que estava irritado.

“Bem, o que há demais nisso?” Devem estar se perguntando alguns. E a resposta é simples: tudo. O que custa o passageiro andar uma quadra a mais para chegar ao destino? O que custa ele descer no ponto de parada (que foi colocado lá provavelmente devido a um estudo) e não atrapalhar o trânsito andando pelo meio dos carros? Isso só para citar a atitude do passageiro. Mas é claro que há o lado do motorista aqui em Belém. Quantas vezes vi o motorista parar em qualquer lugar para o passageiro descer OU subir. Só para ilustrar abaixo é mostrado um “ponto de ônibus” de Belém:

Ponto ônibus - Belém PA

Eu sou passageiro e repudio a ação deste cidadão, se ele quer descer em um lugar específico pode pegar um táxi. Nesse caso apoio e defendo a atitude do motorista. Isso não quer dizer que sejam santos, já perdi a conta de quantas vezes quase caí com meu filho no colo devido a irresponsabilidade deles, de quantas vezes presenciei eles disputando uma espécie de “corrida de ônibus”, ouvindo som alto (em geral do genêro “brega, melody” e tantos outros regionais) embora eu não tenha nada contra o gosto pessoal de cada um, o problema é o volume e o respeito aos passageiros, alémd e ônibus enfeitados ao máximo com a parte dianteira parecendo um carro alegórico de canraval, ou seja, motoristas (e muitos deles) conduzindo os ônibus como se estivessem conduzindo seus próprios carros e como se os passageiros fossem um mero detalhe, inclusive “atrapalhando” a viagem deles, e como não poderia deixar de citar uma frota de ônibus caindo aos pedaços. Volto a afirmar que não presenciei isso nem uma, nem duas, mas sim várias vezes. Mas algumas pessoas já me deram a solução: “compre um carro”. NÃO, a questão definitivamente não está em comprar um carro, perguntem a qualquer cidadão que tenha carro e dirija por Belém entre 7 e 9 horas da manhã e entre 16 e 20 horas da noite se ele está satisfeito, e faça a mesma pergunta em um dia de chuva, ou em um dia de RExPA às 20 horas de uma quarta-feira qualquer em pleno estádio da Curuzu.
Penso que a solução não está simplesmente em me tornar mais um nesse trânsito louco, mas sim a adoção de várias medidas para atacar os aspectos que podem melhorar a situação. É sabido que Belém tem problemas de escoamento de trânsito por ter um ponto chave chamado ENTRONCAMENTO. onde a grande maioria dos veículos têm que passar, em primeiro lugar é necessário que alternativas sejam encontradas (uma delas, o prolongamento da Av. joão Paulo II não sai do papel há tempos, por problemas que desconhecemos), a construção de viadutos e túneis também é uma boa alternativa, além disso, especificamente no caso do transporte público são necessários terminais de integração, veja bem a palavra: NECESSÁRIOS, isso é claro e óbvio mas não observamos um movimento das autoridades nesse sentido. Acredito também que seria ótimo a reeducação dos motoristas para trato com o público, pois sua função não é somente dirijir, mas fornecer um seviço de qualidade (e isso envolve as poderoas empresas de transporte), educação dos passageiros através de políticas públicas, melhoria na frota e na estrutura das paradas de ônibus, melhoria nas ruas onde carros, ônibus, motos e bicicletas possam coexistir.
alguns podem perguntar: “Então em Curitiba é tudo maravilhoso, ônibus sempre vazios com lugares disponíveis, respeito total, trânsito fluindo sem problemas?”, claro que não, alguns motoristas e passageiros são mal-educados, mas pouquissimos o são, os ônibus têm qualidade sim (só de terem duas portas para descer já é um grande avanço), e o trânsito precisa melhorar em horários de pico.
Mas é justamente aí que reside uma enorme diferença. Em Curitiba e no Paraná em geral vemos os governantes preocupados em melhorar o nível dos serviços públicos, temos o Beto Richa (http://twitter.com/betoricha) como um prefeito com altos índices de aprovação, o Governador Roberto Requião brigando pelo Estado e trabalhando com afinco, e aqui? O que temos?
Um prefeito que mal é visto anunciando programas novos, reformas, melhorias, que se esconde após ganhar a reeleição e que faz de tudo para blindar seu governo e quem sabe daqui a algum tempo concorrer as eleições para governador, deputado ou seja lá qual for o cargo. Assim como o governo estadual que há muito abandonou seu papel para como na esfera federal juntar-se a aliados que em nada colaboram para o desenvolvimento do estado e tudo isso para se manter no governo, sempre com a desculpa da tal “governabilidade”.
Não faço parte e nem defendo o partido X, Y ou Z, defendo sim governantes que pensem no desenvolvimento e progresso e no melhor para todos. Defendo todos nós, a população.

About these ads

4 Responses to “Transporte público em Belém do Pará”


  1. 1 Anderson Damasceno 24 setembro 2009 às 12:17 pm

    O problema do transporte público em Belém é muito antigo. Muito dos empresários se justificam com o argumento de que o preço da passagem de ônibus é inferior a maiorias das outras capitais e por isso não é “justo” comparações. Creio que esse seja um argumento a falho o que não justifica a falta de compromisso em oferecer um serviço digno a população.
    Por outro lado, como você mesmo deixou claro, a falta de comprometimento dos governantes, tanto do estado quanto do município, em cumprir com os projetos milagrosos expostos no palanque das eleições.
    É claro que a população aqui é realmente “parada” não se mobiliza com nada, apenas com as festas de aparelhagens e jogos do RExPA, lamentavelmente.

  2. 2 bokerao 25 setembro 2009 às 1:39 pm

    Sim, um dos argumento é o preço, mas veja, em Curitiba o preço da passagem até janeiro/2009 era de 1,90 (hoje é 2,20). E aos domingos custa somente 1,00. Por isso acredito que esse argumento é batido e somente uma desculpa!

  3. 3 Deusemar Jr 19 julho 2010 às 11:13 am

    Concordo… VONTADE POLITICA, EDUCAÇÃO e muito mais falta pra esta cidade que eu nasci e amo. Vamos ser cidadões votar melhor e cobrar de quem nos colocamos no poder para nos representar….

  4. 4 Pricila Mucelin 22 julho 2010 às 8:06 am

    http://www.overmundo.com.br/overblog/e-assim-que-ainda-se-pega-onibus-em-belem

    http://vidalouca-nm.blogspot.com/2007/01/o-caos-nos-nibus-de-belm.html

    Caro conterraneo, são 22 anos vivendo assim, e sinceramente já desisti e sabe porque.
    Neste primeiro semestre em Belém , tivemos um evento no hangar que era sobre o transito de belém, e sabe o que fizeram??? para mim nada. Pois foi discutido um possivel estudo de projeto de terminais integradores para 2014. Perai começar a fazer o estudo em 2014 para implantar sabe lá quando. O caos já está aqui, é hoje, isso deveria acontecer para ontem.

    Como te disse , desisti,então tenho meu carro, e odeio andar de onibus em Belém.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Twitter Updates


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: